Translate

terça-feira, 5 de julho de 2016

Manoel Damião e sua Iniciativa política



Manoel Damião frente a Catedral de Brasília
Manoel Damião, como se deu sua iniciativa política?
Meu primeiro passo foi entrar no movimento estudantil, ainda na época da ditadura, lutávamos para ter direito a votação, e a partir daí criamos um partido político: Partido dos Trabalhadores, no começo era o Partido da Causa Operária, naquela época nos comunicávamos através de códigos, pois a ditadura frequentemente freava as ideologias dos trabalhadores que tinham em mente melhores condições para os mesmos. Muitos foram perseguidos presos e torturados, eu fui ameaçado, mas graças a Deus nunca fui pego. Uma forma que eu encontrei de não ser pego foi de deixar uma camiseta escondida na praça cívica, quando a polícia me perseguia eu corria até onde tinha escondido a roupa, e lá eu trocava dava um tempo, e quando eu saia do esconderijo e encontrava com a polícia na rua que me questionava se eu tinha visto tal pessoa assim, assim, e eu dizia que tinha visto tal pessoa fugindo para tal rua, isso foi mais ou menos em (1976), eu atribui essa forma de dribla a polícia de boa sorte com um pouco de criatividade.
Minha vinda para Goianira foi (1987), no ano seguinte deu-se as eleições municipais onde disputou Edinho Paterra pelo PT  e Edão pelo PMDB, sendo eleito o Sr. Edão nessa época eu estava militando, sendo que minha primeira candidatura foi em (1992) para vereador, e em (1996) saí candidato novamente, em (1998) fui candidato a Deputado Estadual, como candidato eu encerrei minha trajetória política no ano de (2002), enquanto isso eu trabalhei na capital Goiânia, exercendo a função de coordenador do orçamento Participativo da região noroeste, na gestão do prefeito Pedro Wilson. Após isso apenas apoiei alguns candidatos sendo beneficiado com a indicação para me tornar Coordenador do Departamento de Cultura.
Inclusive gostaria de abrir aqui um parêntesis sobre todas as iniciativas que eu implementei na minha gestão: a primeira iniciativa foi procurar saber o que já tinha sobre a Cultura de Goianira, a partir daí me deparei com um grupo de artistas culturais que se reuniam, em seguida encontrei algumas  leis que tinham sido votadas e estavam adormecidas que davam base para Cultura de Goianira, então vi que havia uma Lei Nº 196/97 de 05 de dezembro de 1997 que dava o direito de criar o Conselho Municipal de Cultura.
Então demos continuidade elaborando a 2ª Conferência Municipal de Cultura realizada em 20/06/2013, baseada na Lei nº 12.343, após a realização da Conferência foi escolhido os membros indicados pelas entidades e foram eleitos pelo plenário o primeiro grupo de Conselheiros de Goianira, uma vez criado o conselho criamos o Fundo Cultural com registro e CNPJ com  conta bancária, após essa iniciativa encaminhamos ao Ministério da Cultura o pedido de Registro do Conselho no Sistema Nacional de Cultura que o mesmo acolheu e saiu no Diário Oficial da União, que se deu no ano em (2014). Trabalhei assiduamente na biblioteca aumentando o número de livros, recebendo inclusive a doação de vários livros que ajudará nas pesquisas direcionadas ao Curso de Direito e outras especialidades.
Após dezesseis anos com experiência e aprendizado adquiridos, espero fazer um trabalho intensificado, na finalidade de dar ao povo goianirense uma melhor qualidade de vida, nos segmentos: educação, cultura, saúde, segurança e transporte .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado pelo editor.